18 de abril de 2010

atravessávamos a eisenbahnbrücke de köln. eu, anja, herr hess, herr heimann, adriano e os outros alunos alemães, todos homens. íamos da neustadt para a altstadt. a catedral, der kölner dom, ao fundo. o céu claro, sem nuvens, as estrelas, e a lua. ah, a lua que aveludava o reno e tudo ao redor, inclusive todos nós. quando ergui os olhos e fotografei..., de todas as fotografias de colônia que fiz com minhas retinas, talvez seja essa a mais comovente.

...

o nome dele, não lembro. era dinamarquês, estrangeiro como eu ali. tocava uma música agitada. dançávamos todos, eu, ele e todos os outros alunos alemães. então, veio o dina, como chamávamos eu e os brasileiros todos os dinamarqueses, e se curvou à minha frente, eu consenti, brincando. ele se aproximou de mim e disse em tom sério: você acabou de aceitar meu convite para dançar, como fazemos no meu país. ah, essa tal diferença cultural, respondi: danke sehr, aber ich tanze gern allein. ele se irritou e nunca mais falou comigo. e eu dancei sozinha, naquele dia e em todos os seguintes ali.

Um comentário:

Unknown disse...

acho que to realmente lendo um livro. e a protagonista acabou de me surpreender =]